segunda-feira, 15 de setembro de 2014

E se por acaso a Terra parasse de girar?



Talvez você nunca deve ter se perguntado sobre isso. Aprendemos na escola que a Terra gira, mas e se por acaso ela parasse? O que aconteceria?





       Primeiramente vamos pensar, o lado da Terra que está virado para o Sol será exposto a altas temperaturas e o outro lado, a baixas temperaturas, e por isso a vida na Terra provavelmente não existiria mais. Mas calma, isso ainda não é o pior, bem antes de você morrer congelado (ou queimado) aconteceriam outras coisas. A Terra gira, perto da linha do equador a por volta 1700 km/h, agora imagina estar a essa velocidade e ter uma parada brusca? Calma, eu explico de uma forma mais simples, imagina você em um carro a 1700 km/h e por acaso esse carro para, você seria arremessado para a frente, certo? Pois é isso que aconteceria, tudo seria arremessado para o leste a uma velocidade muito rápida, e provavelmente, morreríamos.

       Como a rotação dos pólos é menor, podemos dizer que quem está nos pólos serão arremessados a uma velocidade bem menor, porém mesmo assim, todos morreriam. E mesmo que alguém sobrevivesse, os ventos tão rápidos, em alta velocidade causaria incêndio em todo planeta, e também causaria grandes erosões. E a água? Bem, por causa dos ventos, tsunamis inundariam a costa, em direção aos pólos.

       O núcleo de ferro da Terra também iria parar, e sem sua rotação, o campo magnético protetor acabaria, e os raios radioativos do Sol matariam toda vida restante.

       E se alguém sobreviver? Lembrem-se que há um lado muito quente e outro muito frio, um lado de baixa pressão e outro de alta pressão, e o vento sopra de uma área de alta pressão para uma área de baixa pressão, e pela amplitude térmica, causaria ventanias terríveis.


E aí, o que acham dessa catástrofe? Essa poderia ser a nova conspiração para o fim do mundo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário