sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Chuva de Diamantes



Já imaginou uma chuva de diamantes? Bem, na Terra isso seria impossível, mas em planetas como Júpiter e Saturno estas chuvas são frequentes.



       Há muito tempo, estes dois planetas intrigam estudiosos por suas características peculiares. Uma delas é que eles são planetas gasosos, ou seja, não tem uma superfície definida, e outra, que também é bastante intrigante, é que ambos possuem densidade menor que a da água.

       Mas, uma das questões que levaram estes cientistas a estudarem estes planetas é o fato das possíveis chuvas de diamantes. Depois de várias pesquisas foi constatado que esse fenômeno só ocorria por causa da transformação do carbono contido no gás metano, abundante nestes planetas. Conforme as partículas de carbono caem (puxado pela gravidade do planeta) entram em choque com a pressão atmosférica destes, se tornando primeiro grafite e logo após diamantes.



       Depois desta possível descoberta, o interesse em viajar até para estes planetas cresceu absurdamente, mas a distância é um dos principais fatores que dificulta a viagem.

       Alguns estudiosos dizem ainda que, além de haver chuva de diamantes, existe a possibilidade de existirem oceanos de diamante líquido e icebergs feitos do mesmo material nos dois planetas.

       Por enquanto a tecnologia que o homem dispõe é insuficiente para realizar tal viagem, mas será que nas próximas décadas conseguiremos fazer viagens interestelares?

Deixe o seu comentário!


Nenhum comentário:

Postar um comentário