quarta-feira, 8 de outubro de 2014

O encanto dos Camaleões

     Cá entre nós, é impossível não reconhecer que os camaleões tem um charme um tanto peculiar, que intercala o esquisito e o fascinante. Esses répteis, de olhos grandes e marcados e cauda em espiral, além da aparência exuberante, possuem alguns mecanismos que deixam qualquer um que goste de Biologia babando.
     Os camaleões, típicos dos desertos e florestas da Ásia, Europa, América do Norte, e, principalmente, Madagascar, existem em uma grande diversidade de espécies, sendo que muitas dessas ainda nem foram catalogadas, e podem ter uma dieta mais carnívora ou vegetariana.     
     Um dos "talentos" mais notáveis de um camaleão é a sua língua, que pode atingir de 1,5 a 2 vezes o tamanho do corpo inteiro do animal e que alcança os alimentos em um piscar de olhos.     
     Os grandes olhos do camaleão também escondem capacidades especiais: a visão dos camaleões possui ângulo de visão de 360 graus, e os seus olhos podem focar em regiões distintas, mirando para direções diferentes! Além disso, os olhos dos camaleões são sensíveis a radiação ultravioleta, e na presença desse tipo de luz demonstram algumas melhorias em termos de atividades biológicas.     
     Porém, nada consegue ser tão encantador e único quanto a capacidade desses animais se camuflarem, adquirindo uma aparência parecida com a do ambiente em que estão. A camuflagem é feita quando o camaleão se sente ameaçado por um predador ou quando quer se esconder para facilitar a obtenção de sua presa. A visão do animal manda estímulos ao cérebro, o que faz com que a hipófise libere hormônios especiais que vão, através dos vasos sanguíneos, até as células superficiais do animal, responsáveis por sua coloração e denominadas cromatóforos. Nos cromatóforos há vários tipos de pigmentos, mas os hormônios estimulam só determinado grupo deles que juntos darão ao camaleão a cor do ambiente em que está.     
     Confira no vídeo abaixo esse processo acontecer: (Lembrando que somos contra a criação de animais silvestres em casa, e muitas espécies de camaleões sofrem risco de extinção por conta do tráfico de animais)


E aí? Tá com tudo pra ser tendência do verão 2015, né? Comente aqui em baixo o que achou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário