quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Filho de sapo girino é!


No estudo da Biologia, a reprodução é uma característica dos seres vivos que permite que esses gerem descendentes férteis, dando continuidade à espécie. Os sapos, seres vertebrados e anfíbios (derivado do grego para dupla vida), possuem algumas diferenças quando se trata de reprodução e desenvolvimento do organismo.




No período de reprodução, normalmente durante a primavera, os sapos machos coaxam para as fêmeas, e a atração resulta no macho "montado" na fêmea até que esses achem um lugar propício para a criação, podendo ser em um rio, uma pedra ou, em algumas outras espécies, em folhas e plantas aquáticas. A fecundação é externa, ou seja, ambos os genitores liberam seus gametas em um ambiente externo para que ocorra a fecundação e os ovos sejam formados.

Os seres que nascem dos ovos ainda não são sapos propriamente ditos, são larvas, ou seja, indivíduos ainda não desenvolvidos que diferem em sua forma dos adultos de sua espécie. As larvas dos sapos se denominam girinos, e depois de algum tempo de vida, passam por um processo de metamorfose, se tornando igual aos sapos adultos. Porém, algumas famílias mais raras de sapos, como a microhylidae, se reproduzem gerando indivíduos já maduros, sem passar pela fase larval.

Durante a metamorfose, os girinos perdem sua cauda e ganham patas. Uma mudança significativa é a mudança do sistema respiratório que ocorre: os girinos perdem as suas brânquias (propícias para ambiente aquático) e formam pulmões (propícios para a vida terrestre).Uma profunda modificação ocorre no sistema respiratório: os girinos respiram por brânquias e os sapos adultos respiram por pulmões. Em contrapartida, a respiração pulmonar dos sapos é debilitada pois seus pulmões possuem poucos alvéolos e seu coração com três cavidades mistura sangue arterial(oxigênio) com o venoso(gás carbônico). Para compensar isso, os sapos realizam respiração cutânea(através da pele), favorecida por sua pele delgada, vascularizada e úmida, o que permite que os sapos retirem oxigênio da água do ambiente. Também é por causa de sua pele que os sapos sempre vivem em meios úmidos, assim evitando a desidratação, que provocaria problemas respiratórios.

Gostaram da postagem? Não deixe de comentar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário