segunda-feira, 22 de setembro de 2014

E se o oxigênio acabasse por 5 segundos?


Imagina se o nosso querido oxigênio desaparecesse, Seria um verdadeiro caos!




       Como seria nossa vida sem oxigênio? Mesmo por pouco tempo, aconteceriam muitas coisas, como por exemplo, nossa pele queimaria pelos raios ultravioletas, pois são as moléculas de oxigênio no ar que nos protege desses raios. Outra coisa que aconteceria é que tudo que é feito de concreto, desmoronaria, já que o oxigênio é uma importante liga, grandes edifícios, móveis, tudo viraria pó.
       

       Só com isso já estaríamos em grandes apuros, mas ainda têm mais, ligas metálicas se fundiriam, sem a camada de oxidação, metais se juntam automaticamente quando entram em contato. O céu ficaria escuro, pois sem as partículas de oxigênio para refletir a luz, o céu ficaria praticamente preto. Agora vem o pior, a nossa água, que nós bebemos, não vivemos sem ela, se transformaria. A água é H2O e, tirando o oxigênio, sobra H2 que é gasoso, ou seja, oceanos evaporariam e sumiriam no espaço, sem o oxigênio o hidrogênio é livre para flutuar acima da troposfera, imagina o nosso planeta azul não mais tão azul assim. E por fim, a superfície da Terra iria ruir, o oxigênio compõe cerca de 45% da crosta. Diante de vários outros fatores esse realmente seria o fim do mundo.


Mas e se o oxigênio dobrasse?       

       Nós ficaríamos mais felizes e dispostos, o oxigênio melhoraria nossa cognição, estado de alerta e desempenho físico. O combustível renderia muito mais, os aviões de papel voariam mais longe, mas como sempre, há seu lado bom e ruim, principalmente ruim. Para começar existiriam insetos gigantes, pois o tamanho do corpo é determinado pela proporção de oxigênio na atmosfera.
      
       Para piorar as florestas seriam devastadas por gigantescos incêndios, qualquer raio iniciaria um incêndio, quase que certeza que a vida de animais e vegetais seria bastante diminuída, em sua duração, por estresse oxidativo. Provavelmente a profissão de bombeiro seria uma das mais necessárias e mais arriscadas do mundo.
      
       Tudo que temos que fazer agora é agradecer o oxigênio, por ele ser como ele é.


Mas e você, o que acha sobre isso? Deixe seu comentário!



Nenhum comentário:

Postar um comentário