Bem, sabemos que Júpiter é um baita planeta, o maior do sistema solar, por consequência deve ter uma grande gravidade, vamos ver?
Júpiter, maior planeta do sistema solar, possui um diâmetro de 11 vezes maior que a Terra, sua massa é cerca de 318 vezes maior que a da Terra, é visto por nós a olho nú, como uma estrela, em momento de brilho máximo, possui 12 satélites. Um planeta tão grande deve ter uma gravidade bem maior que a da Terra, certo? Errado. Apesar de aparentar ter uma gravidade tão grande, é cerca de 2,5 vezes a gravidade da Terra, cujo teria que "engordar" 15,6 vezes mais para chegar na mesma gravidade.
A Terra, por consequência "engordaria" sextilhões de ouro, prata, petróleo. A gasolina não seria tão cara, provavelmente. Mas há um problema: essa diferença de gravidade causaria caos e discordia, pontes e prédios não aguentariam muito tempo, e nem mesmo nossos próprios corpos.
Nossos corpos são acostumados a essa gravidade terrestre, nem muito forte, como a de Júpiter, mas nem tão fraca, como a de marte. Muito provável que nós, seres humanos, nem existiríamos se tivesse a gravidade de Júpiter, ou melhor, poderíamos até existir, mas com aparências fisiológicas diferentes, é muito difícil definir com exatidão o que aconteceria.
Se, do nada, a gravidade mudasse para a de Júpiter, seria como entrar numa montanha-russa contínua, seríamos puxados para baixo, nesse caso, seríamos menores, árvores também, a lua seria puxada de uma forma diferente, mais forte. Provavelmente não choveria tanto também, com o aumento da gravidade, achataria a atmosfera, deixando-a mais curta. Como consequência, não haveria tanto espaço para se formar as nuvens e choveria muito, muito pouco.
Imagina só, um mundo com o ar mais rarefeito ainda, um lugar como La Paz, que fica a 3660 metro acima do nível do mar, seria tão frio e sem oxigênio quanto o monte Everest, a 8848 metro acima do nível do mar. Com certeza o lado ruim parece ser maior do que o lado bom.
Porém, todas essas especulações partem do pressuposto de que a Terra muda de gravidade para a de Júpiter, do nada. Se essa fosse a nossa gravidade desde o começo, provavelmente nos adaptaríamos e seria tudo diferente, não seríamos como somos agora, mas acredito que existiria vida, aí vai de cada um.
E o que você acha? Interessante? Comente!


Nenhum comentário:
Postar um comentário