segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Qual estado físico do fogo?

Estado líquido? Gasoso? Sólido é que não é...





Se alguém te fizesse essa pergunta, qual resposta você daria? Eu particularmente responderia algo como líquido, mas a resposta está até bem óbvia e lógica. Não está em NENHUM estado físico. O fogo não é composto por matéria, e sim por energia, sendo assim, não podendo classificá-lo em estados físicos. Quando algo pega fogo, a resposta é que quando o matéria chega a uma certa temperatura, suas moléculas se quebram, se unindo com o oxigênio do ar e formando moléculas de água.

Água? Talvez você se pergunte isso, como pode formar água numa combustão? Bem, vou dar o exemplo da fórmula de combustão do etanol:

C2H6O (l) + 3O2 (g) à 2CO2 (g) + 3H2O (v)

Essa fórmula é da combustão do etanol. Se usa oxigênio como reagente, e como produto se tem gás carbônico e moléculas de água.

Moléculas de água aparecem em forma de chamas. Isso porque a energia que cabe nas moléculas de água é menor que a liberada pela madeira. Então, o que sobra da reação vira luz e calor - ou melhor, fogo. Há quem diga que o fogo é do quarto estado físico, o plasma, mas isso não é verdade, deixando bem claro.

O fogo (no sentido comum) não é plasma, é apenas radiação eletromagnética na região do infravermelho (calor, por isso o sentimos) e visível (cores, por isso o enxergamos) emitida pelos gases produzidos na reação de combustão devido à energia liberada nesta reação. À medida que os gases produtos se difundem e afastam-se da base da chama onde ocorre a reação, eles vão se resfriando e deixando de emitir energia nestas frequências, e o fogo desaparece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário