O Triângulo das Bermudas, apelidado também de Triângulo do Diabo, é uma região delimitada por linhas imaginárias que ligam Miami, a ilha de Bermudas e a de San Juan. Essa região é palco de muitos naufrágios desde o século XVIII, e por muito tempo permaneceu um mistério para a ciência e um prato cheio pra contadores de histórias fantasiosas.
Ainda na Antiguidade, diversos povos temiam os monstros do mar e os castigo de deuses que poderiam ocasionar um naufrágio. Registros do diário de bordo de Cristóvão Colombo já indicavam que o temor por essa área existia desde muito antigamente. A partir do século XVIII, a área passa a ser ainda mais conhecida. Mito ou não, nos anos que se seguiram ocorreram centenas de naufrágios na região.
Muitos relatos apontam que na região, há mau funcionamento de bússolas e sistemas de localização. Daí surge uma das teorias mais famosas, e que ainda hoje faz com que algumas pessoas acreditem nela. Essa teoria diz que na região ocorrem anomalias no campo magnético terrestre, e que esta é a única área do planeta em que os polos magnéticos correspondem aos polos geográficos.
Alguns cientistas dizem ainda que a principal causa dos desaparecimentos e fenômenos estranhos é a condição climática do local, afetada pelas variações da Corrente do Golfo, que causariam a grande quantidade de furacões e as ondas gigantes que são frequentes no Triângulo.
Há ainda alguns que vão mais além e atribuem à região aspectos de caráter sobrenatural ou metafísico, dentre os quais se destacam: abdução alienígena, portais interdimensionais, e até mesmo Atlântida! A lenda diz que esta civilização submersa possuía cristais que canalizavam energia cósmica, e depois que foi encontrada uma muralha submersa próxima a Bimini, aumentou-se a especulação de que o Triângulo das Bermudas permanece sobre a antiga civilização e ainda sofre influência daqueles cristais.
Porém, a teoria mais aceita pela comunidade científica hoje em dia é a de que tais fenômenos podem ser explicados pela presença do gás metano (CH4) que existe debaixo o solo oceânico da região, até então misteriosa. Segundo essa teoria, o gás que emerge do oceano através de bolhas diminui a densidade da água, diminuindo significativamente a sustentação dos barcos, fazendo com que afundem. Este gás, que também é extremamente inflamável, em contato com motores de aviões, por exemplo, poderia incendiar o avião caso houvesse uma faísca.
E você? Em qual teoria acredita mais? Não deixe de comentar aqui em baixo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário